São Sebastião do Caí, Rio Grande do Sul, Brazil

sábado, 6 de dezembro de 2008

♦APRENDENDO O HUNSRICKISCH - VERBOS 3

Nesta aulinha, vamos escrever uma frase aplicando conjugação de verbos:

Vamos usar uma frase com o verbo gostar: génn hon - em todos os tempos da conjugação do verbo que é composto:

Presente:
Ich hon génn di eplle - Eu gosto de maçãs.
Du host génn di eplle - Tu gostas de maçãs.
De hot génn di epple - Ele gosta de maçãs.
Mea hon génn di epple - Nós gostamos de maçãs.
Dea het génn di epple - Vós gostais de maçãs.
Di hon génn di epple - Eles gostam de maçãs.

Pretérito:
Ich hat génn di epple - Eu gostei de maçãs.
Du hast génn di epple - Tu gostaste de maçãs.
De hat génn di epple - Ele gostou de maçãs.
Mea harre génn di epple - Nós gostamos de maçãs.
Dea het génn di epple - Vós gostastes de maçãs.
Di harre génn di eplle - Eles gostaram de maçãs.

Futuro do presente:
Ich will génn di epple hon - Eu gostarei de maçãs.
Du willst génn di epple hon - Tu gostarás de maçãs.
De will génn di epple hon - Ele gostará de maçãs.
Mea wolle génn di epple hon - Nós gostaremos de maçãs.
Dea wollt génn di epple hon - Vós gostareis de maçãs.
Di wolle génn di epple hon - Eles gostarão de maçãs.

Futuro do pretérito:
Ich het génn di epple hon - Eu gostaria de maçãs.
Du hettst génn di epple hon - Tu gostarias de maçãs.
De het génn di epple hon - Ele gostaria de maçãs.
Mea herre génn di epple hon - Nós gostaríamos de maçãs.
Dea het génn di epple hon - Vós gostaríeis de maçãs.
Di herre génn di epple hon - Eles gostariam de maçãs.

Gerúndio:
Ich sen am génn hon di epple - Eu estou gostando de maçãs.

Particípio:
Ich hat di epple génn gehat. - Eu tenho gostado de maçãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário